A Prefeitura de Bagé iniciou, nesta sexta-feira (3), o mutirão de regularização dos antigos imóveis da Cohab. A ação está acontecendo no Palacete Pedro Osório, das 9h às 16h, e prossegue também neste sábado (4). Pela manhã, aproximadamente 300 pessoas já procuraram o local, em busca da escritura definitiva de suas casas.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi comemorou a grande procura, mas reforçou que existem cerca de 3 mil imóveis passíveis de regularização. “Estamos aqui atendendo durante toda a tarde de hoje e também amanhã. É a chance de garantir tranquilidade para sua família. Não há segurança maior do que ter a escritura regularizada”, argumentou.
Moradores dos bairros Prado Velho, Kennedy, Stand, Mascarenhas, Arvorezinha, Passo das Pedras, Camilo Gomes e Núcleo Ney Azambuja já estão participando do processo, que é totalmente gratuito e garante a regularização patrimonial de imóveis aguardada há décadas.
De acordo com a secretária de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Julia Reschke, o projeto Terra Eu Sou Cohab representa um marco para centenas de famílias bageenses. “Esse trabalho traz dignidade, segurança jurídica e o direito à moradia para quem esperou por muitos anos a escritura de sua casa. O mutirão é um passo fundamental para que o lar das pessoas seja reconhecido, de fato, como seu”, destacou.
O processo foi estruturado para atender diferentes situações: mutuários que compraram diretamente da Cohab, moradores que adquiriram por contratos de gaveta, sucessões por inventário e até casos em que não é possível apresentar toda a cadeia de documentos, desde que cumpridos os requisitos legais.