Aconteceu na quinta-feira (2), no município de Alegrete, a primeira Oficina para Harmonização e Equivalência do Selo SISBI – identificação para produtos de origem animal que possibilita que ocorra comercialização em todo o país. Na ocasião, representando o município de Bagé, participou a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Luana Lederhans.
De acordo com a médica veterinária, o encontro foi realizado por meio do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) e, segundo a coordenadora, representa um passo fundamental para o fortalecimento das agroindústrias locais e para o crescimento do município no sentido de abertura de novos mercados. “O SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal possibilita que estabelecimentos registrados no SIM, após passarem pelo processo de equivalência, possam comercializar seus produtos em todo o território nacional, e não apenas dentro do município”, explica Luana.
Ainda segundo a coordenadora, essa conquista significa mais oportunidades de mercado, geração de emprego e renda, além de valorizar a produção local, assegurando qualidade, segurança alimentar e competitividade aos produtores locais. “A adesão ao selo SISBI coloca o município em posição de destaque no cenário regional e nacional, fortalecendo não apenas os estabelecimentos, mas também a economia e o desenvolvimento sustentável”, complementa a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, Luciana Lederhans.
A oficina em Alegrete contou com a participação de representantes das cidades consorciadas, junto com os técnicos, secretários de pastas vinculadas ao tema, além de médicos veterinários, entre outros atores do setor primário.