Em razão do aumento nos casos de dengue, em que o estado do Rio Grande do Sul já soma 24 óbitos pela doença, o poder público municipal está desenvolvendo ações de conscientização da população e de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Uma dessas iniciativas envolve as pastas da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência à Pessoa com Deficiência, em parceria com a Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), por meio do Programa Saúde na Escola.
Dessa forma, uma série de atividades visa a prevenção, orientação e combate ao mosquito tendo como público-alvo, os estudantes da rede pública de ensino do Município e do Estado.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, ações de combate ao mosquito da dengue que ocorreriam em novembro e dezembro foram antecipadas para este mês de março e abril. “Os educandos atuam multiplicando as informações em suas residências, além de atuarem como pequenos agentes de combate ao mosquito, visto que ao chegarem em suas casas, eles são orientados a também revisarem os pátios das residências para verificarem se não há presença de criadouros de mosquitos Aedes aegypti”, detalha Geraldo Gomes.