Nesta sexta-feira (28), o prefeito Luiz Fernando Mainardi assinou o termo de convênio entre o município, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), e as entidades assistenciais Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, Associação dos Deficientes Visuais de Bagé (ADVMB), União Espírita Bageense - Caminho da Luz, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sociedade Espírita Vicente de Paulo e Vila Vicentina - Sociedade São Vicente de Paula. No total, serão repassados, pelo menos, R$ 846.272,57 mil às instituições.
De acordo com o prefeito, um aporte maior poderá ser feito após economia com as diárias promovidas pelo Governo Municipal nos primeiros meses de 2025. “O trabalho que nós estamos fazendo nas finanças da prefeitura tem surtido efeito. Somente o corte de viagens sem interesse público vai nos permitir um novo repasse para todas as entidades no próximo mês”, disse.
Mainardi garantiu que o município não somente honrará com os valores que estão no termo de convênio, definidos a partir do plano de trabalho apresentado pelas entidades, mas também garantirá um novo aporte, no valor de R$ 76.933,87, que equivale a um repasse mensal extra.
O titular da Smasi, Marlon Monteiro, destacou a importância do momento. "Hoje é um dia muito especial, porque concretiza um trabalho no qual estamos empenhados desde o começo do ano. Agradeço especialmente à equipe técnica da Smasi que se dedicou para que todas as entidades conveniadas estivessem aqui hoje celebrando oficialmente esta parceria”, comemorou. Ainda segundo Monteiro, a secretaria reconhece a importância dos recursos para as entidades, mas também valoriza o trabalho realizado por elas no desenvolvimento da política pública de Assistência Social. “Que possamos cada vez mais aprimorar nossas parcerias para sempre qualificar e ampliar o atendimento da população de Bagé", vislumbrou.
De acordo com Nicole Machado de Lemos, presidente do Caminho da Luz, os convênios celebrados com a prefeitura são imprescindíveis. “Estamos felizes e emocionados com esse repasse agora, porque antes só recebíamos a partir de março. Para nós, é uma vitória saber que nossos assistidos vão ter o seu atendimento e não vamos precisar fazer cortes de equipe. É uma segurança e uma tranquilidade”, afirmou.