A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio do setor de Planejamento Familiar, informa que já foram adquiridas 144 unidades do implante contraceptivo subdérmico Implanon. A compra do contraceptivo teve um custo de R$ 125.953,92, com preço unitário de R$ 874,68.
Ao todo será disponibilizada uma média de seis unidades por mês. O público-alvo para utilização do contraceptivo são mulheres que sejam usuárias de drogas; estejam em situação de rua; pacientes em vulnerabilidade; adolescentes puérperas abaixo de 16 anos e portadoras do HIV.
Segundo o secretário de Saúde, Gilson Machado, as unidades foram compradas com recursos próprios do Município. “Essa é uma importante ação de saúde que estamos implementando para redução de mortalidade infantil, assim como outras que já estamos efetivando, tais como: a descentralização do acompanhamento de pré-natal para todas as unidades; aquisição de testes rápidos de gravidez e também a ampliação do número de agentes comunitários de saúde”, descreve Machado.
O objetivo da aquisição das unidades é oferecer esse contraceptivo específico às mulheres em situação de vulnerabilidade social e dependência química.
O Implanon é um dos métodos contraceptivos mais eficazes. Sua aplicação é subcutânea e permite prevenção à gravidez por até três anos.