A Prefeitura de Bagé realiza, no próximo dia 20, às 19h, a abertura oficial do Mês da Consciência Negra com um show da cantora carioca Gi Braz, no auditório do Palacete Pedro Osório. A atividade faz parte de uma programação dedicada à valorização da identidade negra, ao combate ao racismo e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade racial.
“Essa atividade abre nossa celebração da Consciência Negra com um momento de inspiração e fortalecimento de nossas potências artísticas. Voz, repertório, poesia e reflexão. Gi Braz pontua a presença negra através da arte e da cultura de raízes ancestrais”, destaca o Secretário de Cultura, Zeca Brito
A recepção do evento será conduzida pela secretária da Mulher e Diversidade, Patrícia Alves, que reforçou o significado da data para o município.
“O Mês da Consciência Negra reafirma um compromisso que não pode ser pontual: garantir dignidade, combater o racismo em todas as suas formas e fortalecer políticas públicas que alcancem a vida real das pessoas. Em Bagé, trabalhamos para que a população negra seja vista, protegida e valorizada. A luta é contínua, e nosso papel é transformar consciência em ação.”
A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingressos antecipadamente.
Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre a luta e a resistência do povo negro. "Nossas atividades tornam-se necessárias para promover a cultura negra, valorizar sua história e abrir espaço para que essas vozes estejam no centro das políticas culturais da cidade. São ações que reforçam o compromisso da Prefeitura com uma Bagé mais justa, inclusiva e consciente da sua própria identidade."
Feira Preta
Além da apresentação de abertura, a Prefeitura também está organizando outras atividades que integram a programação do Mês da Consciência Negra, dentre elas uma Feira para empreendedores e artistas negros, iniciativa conjunta da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Políticas para a Mulher e Diversidade (SEMPPMulher), cujo chamamento será divulgado nos próximos dias.