Ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), uma caminhada alusiva ao Maio Roxo – campanha nacional que tem como foco conscientizar a população em relação a doenças crônicas e autoimunes, como a fibromialgia. Realizada pela associação FIBROBAGÉ, o ato consistiu numa caminhada da praça Silveira Martins (Coreto) até a sede da entidade no prédio do serviço municipal de fisioterapia. No mês de abril o prefeito Luiz Fernando Mainardi assinou um termo de autorização para que a entidade pudesse usar uma das salas como sede da associação.
Além da caminhada, foi realizada uma oficina prática de alongamento e meditação oferecida pelo Serviço de Fisioterapia, assim como também ocorreu a entrega de carteiras de identificação das pessoas com fibromialgia. A presidente da FIBROBAGÉ, Nívea Marques, ressaltou que a caminhada de conscientização sobre a fibromialgia é um momento de grande significado para a associação. “Ela representa a luta diária das pessoas que convivem com essa síndrome e também é uma forma de dar visibilidade a uma causa que ainda é cercada de desconhecimento e preconceito”, diz Nívea Marques.
Ela destacou ainda: “Nós vemos esta caminhada como um ato de coragem e união. É a oportunidade de mostrarmos que estamos aqui, que temos voz e que merecemos respeito, cuidado e políticas públicas que atendam às nossas necessidades. Além disso, é uma chance de informar a população, sensibilizar profissionais da saúde e combater o estigma que tantos ainda enfrentam. Juntos, caminhando lado a lado, mostramos que a dor pode até ser invisível, mas a nossa força e determinação são imensas. Seguimos lutando por mais empatia, dignidade e reconhecimento para todas as pessoas com fibromialgia”, reiterou Nívea Marques.
Presente na atividade, a coordenadora geral da Fisioterapia no município, Rosemeri Barañano, recepcionou as integrantes da associação ao prédio. “Queremos que vocês sejam muito bem acolhidas em nosso novo espaço; Queremos construir um trabalho qualificado em conjunto com vocês. Já trabalhamos com grupos anteriormente, mas esse serviço agora é novo e queremos fazê-lo de forma maravilhosa para as integrantes da FIBRBAGÉ”, destacou.
Já a coordenadora do Centro do Serviço Municipal de Fisioterapia, Miriam Solange Hubert, ressaltou que o ato desta quarta-feira é importante porque a fibromialgia ainda é alvo de muito preconceito e desinformação por parte da população. “Portanto, atos como esse circuito de atividades, durante o mês de maio que é alusivo à conscientização da fibromialgia e aqui no serviço de fisioterapia temos a participação do grupo onde fizemos um acolhimento, com o atendimento fisioterápico adequado”, afirmou Miriam Solange Hubert.
O Prefeito Luiz Fernando Mainardi finalizou dizendo que é muito sensível a quem convive com a fibromialgia. “Quando fui deputado, tive a honra de aprovar a Lei Nº 16.127, que equipara as pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência. Agora como prefeito de Bagé, já avançamos mais um passo importante, cedendo à Associação de Fibromiálgicas de Bagé um espaço adequado para sua sede, junto ao setor de Fisioterapia do Município.”
Para Mainardi, políticas públicas que venham a aliviar a dor e ampliar o acesso à saúde de quem tem fibromialgia devem ser pensadas para que ninguém enfrente essa luta sozinho(a).