Um grupo formado por quatro Guardas Civis Municipais de Bagé está em Pelotas participando, nesta semana, do curso “Atuação nas Patrulhas Maria da Penha – Nível Operador”, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A capacitação acontece entre os dias 13 e 17 de outubro e busca capacitar guardas municipais para atuarem de forma efetiva, humanizada e articulada no atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Durante o curso, os guardas Daniel Patric D’Ávila Oliveira, Eder Lupe Rodrigues, Caren Lima Rocca e Tanize Rodrigues dos Santos estão aprendendendo sobre a legislação específica, rede de proteção, gestão de risco e participando de simulações práticas de atendimento, ampliando o preparo para atuar nas Patrulhas Maria da Penha.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Bagé, Alan Moraes, ressaltou que a iniciativa representa mais um passo importante da corporação na promoção de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. “A formação permanente é fundamental para que a Guarda siga atuando com sensibilidade e preparo em situações tão delicadas quanto as de violência doméstica”, afirmou Moraes.
A secretária-adjunta de Segurança e Mobilidade Urbana, Carem Nascimento, que também é primeira-dama do município, destacou a relevância da formação para o fortalecimento das ações da Guarda Municipal. “É de extrema importância a capacitação dos Guardas Municipais para a implantação da Patrulha Maria da Penha, visando um atendimento humanizado e eficiente, com acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. É fundamental lembrar que, ao proteger as mulheres, também estamos protegendo as crianças e os adolescentes”, ressaltou.
Já o superintendente da Guarda Civil Municipal, Luís Felipe Silveira, destacou o impacto positivo da participação dos agentes. “Esses cursos fortalecem o vínculo da Guarda com a comunidade e reforçam nosso compromisso com a cidadania e o cuidado com as pessoas”, disse.