Bagé garante mais assistência para os alunos com deficiência no ensino público municipal. Nesta sexta-feira (7), o prefeito Luiz Fernando Mainardi assinou o decreto de nomeação de 31 Profissionais de Apoio Especializado, cujas atribuições incluem acompanhar e auxiliar o estudante em todas as atividades pedagógicas no ambiente escolar.
Os profissionais de Apoio Especializado também irão, dentre outras responsabilidades, auxiliar os alunos deficientes nas interações sociais; desenvolver estratégias para que eles tenham acesso ao aprendizado das disciplinas e das formas de avaliação, permitindo uma aprendizagem efetiva, conforme as atividades propostas pelo professor da sala comum.
Também é atribuição dos profissionais nomeados auxiliar os alunos deficientes nos cuidados básicos de atividades de vida diária e prática do cotidiano, acompanhando e auxiliando no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que eles tenham suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas - alimentação, higiene bucal e higiene corporal/íntima, trocas de fraldas e de vestuário, quando eles não conseguirem fazer de forma autônoma.
De acordo com a titular da Secretaria de Educação e Formação Profissional, Cáren Castencio, estes profissionais são de extrema importância para a rotina escolar dos alunos que necessitam do apoio especializado. “Tratamos disso como uma das prioridades, junto ao prefeito Mainardi, para o início do ano letivo. Através desses profissionais podemos garantir que todos os alunos estejam bem atendidos e tenham na escola o que precisam para seu desenvolvimento”, afirmou.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da continuidade no atendimento a alunos com deficiência, ressaltando que a estabilidade dos profissionais garante um suporte de qualidade na rede municipal de ensino. "O compromisso com a educação inclusiva precisa ser permanente, e isso só é possível quando há continuidade nos serviços prestados. Por isso, entendo que um atendimento tão essencial como o apoio especializado a alunos com deficiência deve ser realizado por profissionais concursados, garantindo que esses estudantes tenham o suporte necessário independentemente de mudanças de governo”, disse.
Ainda conforme o prefeito, a nomeação representa um avanço para a rede municipal, pois assegura que o apoio aos alunos será prestado com qualidade, estabilidade e compromisso. “Estamos trabalhando para que a escola seja, de fato, um espaço de acolhimento e aprendizagem para todos”, garantiu.