Hoje, o município de Bagé realizou a adesão ao 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, com o envio do Plano de Ação ao Ministério da Cultura. Essa adesão trará aos cofres públicos R3.284.298,64 (três milhões, duzentos e oitenta e quatro mil, duzentos e noventa e oito reais e sessenta e quatro centavos) que serão executados até 2029, com repasses anuais para o munícipio de Bagé, totalizando quatro repasses no valor anual de R$ 821.074,66 (oitocentos e vinte e um mil e setenta e quatro reais e sessenta e seis centavos).
“Fica evidente que o Governo Federal tem um compromisso real com os artistas, e isso vai ao encontro do que acreditamos e queremos fomentar em Bagé. A Política Nacional Aldir Blanc se torna uma ferramenta valiosa para fortalecer nossa cultura e ampliar o acesso da população às expressões artísticas locais”, destacou o prefeito Luiz Fernando Mainardi.
O recurso da Política Nacional Aldir Blanc significará um incremento no cenário cultural bajeense, fortalecendo a produção artística local, garantindo acesso à cultura para toda a população e fomentando a economia criativa do município.
“Bagé tem tradição no campo cultural, a adesão à política nacional de cultura do MINC demonstra nosso comprimento com o desenvolvimento do setor em uma visão estratégica de longo-prazo, uma política continuada de fomento a cultura” comenta o Secretário Municipal de Cultura, Zeca Brito.
A Secretaria Municipal de Cultura de Bagé tem estabelecido comunicação direta com o Escritório Regional do Ministério da Cultura, a intenção do município de aderir ao ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc havia sido anunciada com a presença de Mariana Martinez, representante do Minc no Rio Grande do Sul. Com a adesão formalizada, o município de Bagé garante recursos que serão aplicados nos próximos quatro anos, impactando positivamente o orçamento da Cultura de Bagé e oportunizando editais e políticas públicas para a população do município.