O coordenador da Defesa Civil de Bagé, Éverton Kaupe, informou, nesta quarta-feira (27), que o pedido de suplementação de telhas para atender a população de Bagé foi negado pelo governo federal, após mais de 30 dias de tramitação.
Vale destacar que, ao visitar a cidade após o maior temporal de granizo da história de Bagé, os representantes do governo federal informaram que, se necessário fosse, garantiriam a suplementação de recursos, o que não se confirmou. “Nosso pedido foi indeferido. Um grande presente de final de ano do governo federal para os bageenses”, lamentou Kaupe.
São necessárias cerca de 160 mil telhas para atender as mais de 17 mil famílias atingidas. Para que as pessoas aguardassem o mínimo possível, o governo municipal adquiriu com recursos próprios e capitaneou por meio de doações mais de 65 mil unidades.
Após visitar a cidade para verificar in loco os estragos, o governo federal, por meio da Defesa Civil Nacional, liberou recursos suficientes para a compra de 45 mil telhas, apenas. “No mesmo momento já informamos que seria insuficiente para a demanda e tivemos a resposta que fariam a suplementação se necessário. Agora, depois de um mês de espera, recebemos esta resposta, sem muitas explicações visto que enviamos toda a documentação necessária”, detalha Kaupe.