Nos primeiros cinco dias de inscrições abertas, mais de 50 composições foram submetidas na 13ª edição do festival nativista Galponeira de Bagé. Realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o evento permanece com inscrições abertas para músicas inéditas até o dia 15 de setembro. Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Bagé ou pelo Instagram da Secult.
O secretário de Cultura, Zeca Brito, festeja a procura pelo evento. “A Galponeira voltou com força total. Nos primeiros cinco dias, todas as regiões do estado se fizeram presentes através de seus autores. Queremos fazer uma seleção representativa do Rio Grande do Sul e que valorize os talentos de Bagé”, afirma.
O festival será realizado por meio de convênio com o Ministério da Cultura, contando com recursos destinados pela deputada federal Denise Pessoa. Em sua retomada, reúne instituições ligadas à música, como o Instituto Municipal de Belas Artes, a Associação de Amigos do IMBA e as universidades Urcamp e Unipampa.
Sobre a triagem
Cada composição inscrita receberá um número de identificação, e os dados autorais serão ocultados da comissão avaliadora. Assim, durante o processo de seleção, os jurados têm acesso apenas à música e ao respectivo número, sem qualquer informação sobre autores ou compositores, garantindo que o julgamento seja feito exclusivamente pela obra apresentada.
INSCRIÇÕES
Prefeitura de Bagé
bage.rs.gov.br
Secretaria Municipal de Cultura
@bage.secult