A 25ª Feira do Livro de Bagé movimentou a praça Silveira Martins, entre os dias 20 a 24 de outubro. A feira teve uma grande participação da comunidade bageense, que prestigiou a programação diversificada do evento, como lançamentos literários; apresentação de peças de teatro; palestras, oficinas, espetáculos musicais e de dança, entre outras atividades.
Segundo a secretária de Cultura de Bagé, Faustina Campos, a avaliação do evento foi muito positiva, comprovada pela intensa movimentação em todos os dias da feira e pela comercialização de livros, que superou a marca de mil obras vendidas. “Mesmo com períodos com chuva, a expectativa de público superou o que projetávamos. Tivemos uma grande parceria com a Secretaria de Educação e Formação Profissional, com os alunos da rede pública de ensino comparecendo, mas também de instituições do Estado e privadas que foram à feira. Destaco também o grande apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, bem como com os demais agentes apoiadores como as instituições do sistema S, livrarias, universidades e todos que atuaram para o sucesso da feira”, detalha Faustina Campos.
A secretária ressalta ainda que além do evento movimentar a economia, com os estandes dos livreiros, por exemplo, também proporciona o fomento à leitura às novas gerações. “A Feira do Livro traz a importância da literatura, incentivando às crianças ao hábito da leitura. Eventos como esse possibilitam a formação de bons cidadãos para a sociedade”, enfatiza.
Texto originalmente elaborado em 25 de outubro de 2023
A expectativa da Secretaria de Cultura para a Feira do Livro é de manter o evento na praça central da cidade. De acordo com Faustina, a comunidade cultural aprovou o local em que o evento foi realizado. “A ideia é que continue sendo aqui na praça, até porque ficamos próximos ao prédio da Casa de Cultura, onde foi possível obtermos um suporte, com todos os equipamentos da área apoiando”, declara a titular da Secult.
Texto: Marcelo Pimenta