O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), deu início nesta segunda-feira (19) à implantação do ensino em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro. O programa está sendo desenvolvido em quatro etapas, com início gradual das turmas e previsão de funcionamento completo até a segunda quinzena de junho. Ao todo, serão 644 estudantes atendidos em turno integral.
Nesta primeira semana, está sendo realizada a etapa de sensibilização e adaptação da comunidade escolar, com foco em auxiliar as famílias na reorganização da rotina dos alunos. Simultaneamente, estão sendo executadas manutenções e reformas na estrutura da escola, garantindo um ambiente mais adequado para o novo modelo de ensino. A cada semana, novas turmas ingressarão no tempo integral, até que toda a escola esteja funcionando em turnos manhã e tarde.
“A escola já está organizada, já existe um calendário escolar que foi preparado lá no mês de fevereiro, e o turno integral está começando agora por uma questão de dependência de verbas. Desta forma, estamos respeitando a comunidade escolar, auxiliando os pais nesta adaptação, devido às mudanças de horários das crianças”, explica a assessora da Smed, Lilia Masson.
A secretária de educação, Cáren Castencio, explica que a implementação da escola em turno integral faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo Federal, e envolve uma grande e complexa estrutura. "Essa estrutura não é somente de estrutura física das escolas, porque é necessário ter espaço para atender os alunos, mas também e, principalmente, de recursos humanos”.
O currículo da escola em tempo integral incluirá, além das disciplinas da base curricular, atividades como música, expressão corporal, educação ambiental, artes marciais, matemática, português e educação financeira. A Smed esclarece que o foco não é o reforço escolar, mas sim a ampliação do repertório dos alunos, com abordagem em habilidades complementares como redação e planejamento pessoal.
“Já tivemos experiências em que os alunos passavam o dia todo na escola, como no Mais Educação, e sabemos o quanto isso transforma a vida das crianças. A educação em tempo integral não impacta só na aprendizagem formal, mas desenvolve a arte, o esporte e o olhar individual para cada aluno”, reforçou Cáren.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressalta que o ensino em tempo integral é um modelo no mundo todo. "Países com as melhores educações do mundo, como Finlândia, Canadá e Portugal adotam o turno integral. Estamos dando um passo importante para aproximar Bagé dessa realidade. Com o apoio e alinhamento ao Governo Federal, que tem priorizado a educação pública de qualidade, seguimos pioneiros em políticas que ampliam as oportunidades para nossas crianças e fortalecem o futuro da nossa cidade", completou.