Com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela equipe matricial Cuidativa – Centro Regional de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorreu nesta segunda-feira (24) uma reunião com representantes da pasta municipal da Saúde. O programa integra a Política Nacional de Cuidados Paliativos tendo a cidade de Pelotas como sede dele para atendimento aos municípios da 7ª e da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Participaram do encontro o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, e a gerente de Atenção Especializada da pasta, Letícia Bruni. A equipe matricial de cuidados paliativos da Macrorregião Sul do Rio Grande do Sul estava acompanhada da coordenadora geral Drª Julieta Fripp, acompanhada de profissionais das áreas da Enfermagem, Psicólogo e Assistência Social da Cuidativa.
Dentro da política nacional de cuidados paliativos, as equipes matriciais têm como missão principal oferecer suporte técnico-pedagógico e clínico aos profissionais da rede, ampliando a capacidade de resposta dos serviços locais diante das demandas complexas de cuidado. Além disso, a atuação das equipes matriciais beneficia o trabalho interdisciplinar, a integração entre os níveis de atenção e o fortalecimento da rede de apoio ao usuário, à sua família e à sua comunidade.
O secretário de Saúde, Gilson Machado, destacou o trabalho realizado pela Cuidativa, como de fundamental importância para a obtenção de orientações necessárias quando se trata da questão de cuidados paliativos. “É uma política valiosa que permite que possamos, sempre que necessário, ter as orientações necessárias para oferecer um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade às pessoas que enfrentam doenças ameaçadoras à vida”, ressalta Machado.
Segundo o secretário serão realizados encontros para capacitação dos profissionais da rede pública de Saúde.