Cerca de sete mil pessoas se reuniram na Praça dos Esportes em torno do 2º Encontro de Quimbandeiros, realizado pelo Governo Municipal por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Cultura. O evento, que aconteceu neste sábado (20), contou com participantes de 18 cidades do estado, Uruguai e Argentina e teve como tônica a luta contra a intolerância religiosa. Na ocasião, também houve entrega de troféus aos líderes religiosos e apoiadores do evento.
O pai Ricardo de Oxum, que realiza o Encontro de Quimbandeiros em Porto Alegre há quase 20 anos, afirmou que o intuito da celebração é desmistificar o povo de Exu e levar à frente a luta contra a intolerância religiosa. “Estamos aqui, nos reafirmando, o que não precisaria mais. Quanto tempo já acabou a escravidão, mas parece que ainda nos assola até o dia de hoje. Então o intuito do Encontro de Quimbandeiros é, sim, a luta contra todos os tipos de preconceito”, disse.
O pai Chiquinho de Oxalá, padrinho do evento, também esteve presente. Ele elogiou a organização do encontro. “Um evento muito bonito, organizado, perfeito. Deu pra ver que aqui em Bagé tem fé, tem união, tem amor. Isso é muito bonito de ver. Uma cidade mais do que acolhedora. As pessoas do bem. Como convidado e padrinho do evento desejo que venham vários outros encontros”, disse.
A secretária do Turismo, Anacarla Oliveira, também falou sobre o encontro. “Uma festa maravilhosa, fortalecendo a cultura de matriz africana e também o Turismo. A gente parabeniza toda a comissão organizadora que fez o evento acontecer”.
O prefeito em exercício, Mario Mena Kalil, destacou a presença do evento de matriz africana num espaço público e em local central. “A Prefeitura não poderia ficar longe desse evento, que hoje acontece aqui na Praça dos Esportes reunindo tantas pessoas nesta cultura fantástica. Agradeço a todos que trabalharam, junto com o município, para que esse evento fosse realizado”, afirmou.