O Município prossegue nas ações para reconstrução das milhares de moradias danificadas pelo fenômeno climático.
Nesses 10 dias de trabalho, as equipes do Governo Municipal, Defesa Civil, Exército Brasileiro, órgãos de segurança, com apoio de voluntários, já conseguiram números expressivos. Foram cadastradas mais de 13 mil pessoas que tiveram prejuízos em suas residências. Nenhuma pessoa cadastrada ficou sem lona.
Já o percentual de imóveis destelhados pelo granizo, e que já receberam materiais, está em até 20%, o que representa cerca de 28 mil telhas distribuídas até o momento.
Desse montante em telhas, cerca de 90% do que já foi distribuído em Bagé é de investimento com recursos do próprio Município; os outros 10% foram doados.
Recursos federais ainda não chegaram
O prefeito Divaldo Lara ressalta que, até o momento, nenhuma telha foi adquirida a partir de repasse do Governo Federal, visto que ainda não foram disponibilizados esses recursos. O anúncio, que ocorreu na semana passada, destacava 45 mil telhas e seis mil cestas básicas, números abaixo da demanda atual de Bagé. A estimativa inicial de 70 mil telhas necessárias subiu para 170 mil telhas com as atualizações dos prejuízos a partir do cadastramento feito das pessoas que sofreram com as perdas.
“Com os recursos do governo federal, que ainda não chegaram aos cofres do município, será possível atender três de cada 10 casas com telhas, e duas a cada dez casas com alimentos. No domingo chegaram mais 1000 telhas. Além disso, uma equipe já está em Brasília trabalhando na captação de mais recursos e outra se desloca esta semana. Não ficamos um dia sem adquirir telhas e fazer a entrega na cidade”, detalha Divaldo Lara.
De acordo com os dados contabilizados pela Defesa Civil, a estimativa é que seriam necessários 30 dias, com distribuição diária de cinco mil telhas para cobrir o restante das casas atingidas. Até a manhã desta segunda-feira, mais uma carreta chegou a Bagé com 1000 telhas, também adquiridas pelo Município. A previsão para o dia é que a cidade receba ainda mais duas ao longo desta segunda-feira.
Não haverá desmobilização das equipes
Além da entrega de telhas, o Governo Municipal está com ações diárias de fornecimento de alimentos, com percentual chegando a 90% das famílias nas áreas mais pobres atingidas pelo fenômeno climático. “Não há previsão de desmobilização das equipes. Estamos trabalhando com afinco, unidos, com a garantia de que nenhum imóvel atingido pelo granizo ficará sem telhas. Nós iremos superar todas essas adversidades”, garante o prefeito de Bagé.