Ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), na Escola Municipal de Administração Pública (Emap), a sessão de lançamento do documentário “Memória Viva Unipampa 20 Anos”.
A obra é produzida pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA), com direção do professor Alessandro Carvalho Bica e da professora Simoni Costa Monteiro Gervásio
O documentário aborda a trajetória da criação da Unipampa e é contada por alunos, ex-alunos, professores, servidores, lideranças políticas e demais pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela criação da universidade federal em Bagé.
A obra ressalta desde a mobilização inicial para a federalização da Urcamp e, posteriormente, o anúncio de criação da Unipampa, em 27 de julho de 2005, num grande ato no centro de Bagé, que reuniu mais de 40 mil pessoas e contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O documentário destaca também os anos que se sucederam com a construção da instituição que está presente em 10 municípios da Campanha e Fronteira Oeste.
A vice-reitora Francieli Brizola saudou a produção do documentário que relata, segundo ela, o grande esforço coletivo de muitas pessoas. “A educação é um direito de todos e ela é que pode mudar vidas, sendo uma ação de visionários que entenderam que a educação precisava estar nesse território”, frisou.
O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, ressaltou a importância do documentário que celebra a história da instituição federal de ensino. O chefe do Executivo era prefeito no período e foi um dos grandes incentivadores da criação da universidade. “Foi com uma ampla mobilização que possibilitou a criação da Unipampa. Também foram tantos fatores que ocorreram naquele contexto que nos ajudou a chegar nesse objetivo. Além disso, tivemos a sorte de estarmos enquanto prefeito, com o presidente Lula que foi um incentivador, junto do então ministro da Educação, Tarso Genro, dessa importante iniciativa. E hoje, vinte anos depois, o crescimento da própria cidade de Bagé, nos últimos anos, está vinculado à criação da Unipampa. Houve uma dinamização da economia com a universidade”, destacou.
O diretor do documentário Alessandro Carvalho Bica salientou sobre a produção do documentário. “Essa obra é fruto de um trabalho coletivo de pesquisa que tem 15 anos de história. O resultado de um produto de várias mãos que contaram a história da Unipampa e eu só tenho a agradecer”, afirmou.
Já a diretora Simoni Costa Monteiro Gervásio mencionou que o documentário teve uma produção de um ano para a sua realização. “Foi um trabalho que envolveu muitas pessoas e aprendemos muito com ele, sendo todo feito dentro da universidade. É muito gratificante contar essa história de muitas lutas”, enfatizou.
O documentário deverá estar disponível, em breve, no canal do grupo PHERA, da Unipampa, no YouTube.