Apesar de Bagé estar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes que não registra casos da Dengue, a Secretaria de Saúde, junto com a vigilância sanitária e seus agentes, está empenhada no combate do mosquito transmissor, inibindo possíveis focos de reprodução do mesmo. O primeiro sábado do mês (02), será marcado pelo Dia D de combate à Dengue.
Como ação ao dia nacional de combate à doença, equipes estarão com ponto de coleta de pneus e garrafas na Praça do Coreto, das 9h às 16h. Também ocorrerá uma campanha de conscientização no comércio local por parte dos agentes de endemias e panfletagem junto à população para que engajem no combate ao mosquito.
O Estado do Rio Grande do Sul contabiliza mais de 10 mil pessoas positivadas pela doença e 9 óbitos. Em Bagé, embora haja a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, não há registro de casos até o momento.
De acordo com o secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, é necessário o engajamento de toda população no combate ao mosquito para que não tenhamos casos na nossa cidade. “Não podemos deixar água parada, é preciso cuidar piscinas, vasos, plantas, garrafas, só assim vamos evitar que nossa população seja contaminada”, completou.
Denúncias de possíveis focos do mosquito devem ser feitas com a Vigilância em Saúde, no telefone (53) 3242-6579. Já denúncias por descarte irregular de lixo, devem ser feitas diretamente com a Semapa, no telefone (53) 3240-5161.