Como uma das principais medidas para que se reduza o índice de mortalidade infantil em Bagé, começará no dia 15 de outubro, o programa de descentralização do acompanhamento pré-natal no município. O acompanhamento passará a ser realizado em todos os postos de saúde, deixando de ser centralizado no posto Camilo Gomes.
A descentralização foi anunciada na última quinta-feira (2), em evento no Palacete Pedro Osório. No evento, o prefeito Luiz Fernando Mainardi ressaltou que a medida visa ser um grande passo para a queda nos números de mortalidade infantil em Bagé que hoje está em 24,7 óbitos por mil nascidos vivos. “Temos um grande sistema municipal de saúde que foi montado pela nossa gestão, mas que infelizmente foi desestruturado há alguns anos. Então temos que baixar esses números para algo similar ou até menos ao que fizemos no final de 2008, quando ficamos com 12 óbitos para mil. E esse acompanhamento descentralizado pode ser uma grande estratégia para obtermos esse cenário. E todos os profissionais da rede de saúde serão fundamentais para reduzirmos esses indicadores”, destacou Mainardi.
Já o titular da Saúde enfatizou: “É uma iniciativa que demandará um tempo para chegarmos a uma redução efetiva, mas que precisa ser feita, permitindo que todo o acompanhamento do pré-natal possa ser feito pela gestante na unidade de saúde da sua região”, explicou Gilson Machado.