O Governo Municipal realizou na manhã do sábado, dia 20, o ato de denominação de “Guido Moraes” para a rua 109, no bairro Centro. A denominação da rua é conforme a Lei Municipal nº 6.627, de 12/12/2023.
O evento contou com a presença de familiares, amigos e autoridades do Município que prestigiaram a cerimônia alusiva ao professor Guido de Jesus Machado de Moraes.
O ato contou com homenagens como declamações de poemas de Guido Moraes e demais manifestações em homenagem ao professor.
A coordenadora do gabinete de Relações Institucionais da Prefeitura de Bagé, Sonia Leite, ressaltou a importância do homenageado para a cidade de Bagé. “O professor Guido Moraes foi professor de muitas gerações de bageenses. Ele marcou a cidade de Bagé, não só como educador, mas também como poeta, declamador, por exemplo”, comentou a coordenadora.
Guido Moraes nasceu no dia 10 de janeiro de 1941, na localidade de Cerro Branco, 1° Distrito de Lavras do Sul. Filho de Orival Garibalde Moraes,
ex-tropeiro e funcionário do DAER e de Olívia Machado Moraes, professora rural e poetisa. Ele ingressou no Magistério Público no ano de 1963. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura nos colégios Dr. Carlos A. Kluwe (Estadual), Espírito Santo, Nossa Senhora Auxiliadora e Instituto São Pedro de Educação e Assistência (ISPEA), tendo, neste último, lecionando francês, inglês e latim.
Foi vereador em Bagé, de 1972 a 1976.
Fundou na década de 1960, junto com Raul M. Lucas, Alceu L. Arejano, João Pedro Q. Codevilla, Nídio Collares, Arlos, Elias, e Daniel Rodrigues, do primeiro conjunto gaúcho de Bagé, “O Dorminhoco”. Nele, tocava violão e fazia vocal.
Era poeta e compositor, tendo participado de vários festivais pelo Estado. Publicou os livros: “Fronteiriço – Versos Crioulos” (1979) e “Canto Pampa – Poesia Gauchesca” (1984). Faleceu em 17 de março de 2008, deixando a esposa Nídia Collares Moraes, as filhas Patrícia, Rosane e Roberta, além dos netos Lucas e Mariah.