O vice-prefeito de Bagé e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beto Alagia, participou do 1º Grande Debate do Fórum Democrático - Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável é Agora, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com o apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Também estiveram presentes representantes da comissão organizadora do 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Bagé.
O evento teve como tema “Transição Ecológica e seu Financiamento” e contou com a presença de autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas; o governador do Estado, Eduardo Leite; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; a reitora da UFRGS, Márcia Barbosa; o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; além de especialistas como o professor de Economia da UFRGS, Carlos Henrique Horn e a professora da UFSM e coordenadora da Rede Sul de Restauração Ecológica, Ana Rovedder. A mediação foi da jornalista Rosane de Oliveira.
“Durante o evento, aproveitamos para realizar contatos importantes e entregar o convite oficial para que representantes do BNDES participem do 1º Fórum de Desenvolvimento Regional da Metade Sul, que será realizado aqui em Bagé. O foco do evento é discutir o desenvolvimento econômico da região, com ênfase na industrialização a partir das matérias-primas locais, agregando valor à produção, ampliando a arrecadação e promovendo geração de emprego e renda. Nosso objetivo é entregar resultados concretos ao longo da gestão, com políticas que beneficiem Bagé e toda a Metade Sul”, afirmou o vice-prefeito, Beto Alagia.
A comissão bageense, que organizou a participação no seminário, contou com representantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) — que apoiou a comitiva com transporte —, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha (Corede) e representantes da Prefeitura de Bagé.
Durante o painel, Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e da Ciência e Tecnologia, afirmou que não faltam recursos para financiar a transição ecológica e destacou que “o Brasil está na vanguarda em matéria de energia sustentável e o governo brasileiro vai ter que se preparar para enfrentar a crise climática”.
A participação no debate é uma etapa preparatória para o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional da Metade Sul, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Bagé. O evento reunirá prefeituras da região, acadêmicos, CEOs e representantes de diversos setores, promovendo debates em parceria com instituições públicas, sociedade civil, comunidade científica e setores produtivos. O objetivo é construir políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável e à transição energética da região.