Com o tema “Bioma Pampa e Patrimônio Histórico”, o concurso desafiou os participantes a criarem bolos que representassem símbolos e referências da história e da paisagem bageense. Os inscritos apresentaram suas criações ao público e à comissão julgadora, composta por cinco jurados, que avaliaram sabor, textura, criatividade e apresentação.
O secretário de Cultura, Zeca Brito, destacou a importância da gastronomia como um setor da economia criativa e sua força no mercado local. Segundo ele, a iniciativa buscou valorizar os talentos que atuam na confeitaria bageense. “A gastronomia gera muitos empregos em Bagé e é, sim, um campo da economia criativa. Esse concurso foi pensado para reconhecer os confeiteiros da cidade, unindo o saber fazer da nossa gente a uma celebração do patrimônio histórico e do Bioma Pampa”, afirmou.
O vencedor do concurso, Paulo Sérgio Ferreira Xavier, também ressaltou a importância da iniciativa e elogiou a organização do evento. Segundo ele, a decisão de participar surgiu de uma sugestão da esposa, e a experiência acabou sendo muito positiva. “Eu fiquei feliz de ter participado do concurso. Gostei muito da organização e do modo como foi feita a escolha dos vencedores, me senti seguro com a forma de julgamento”, afirmou.
A jurada da competição e coordenadora do curso de Gastronomia da Urcamp, Fernanda Dall’asta, também destacou a importância da atividade como espaço de incentivo e visibilidade para novos talentos. Para ela, eventos como esse ajudam a valorizar a confeitaria e, principalmente, os pequenos produtores e a produção artesanal. “São relações que valorizam a confeitaria, que a gente chama de pâtisserie, mas, principalmente, os pequenos produtores, a produção artesanal”, ressaltou.
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Flávio Gusmão, destacou a parceria entre a entidade e a Prefeitura. A associação foi responsável por oferecer o prêmio ao primeiro colocado.
Premiação
Os três primeiros colocados foram premiados, e o bolo vencedor teve lugar de destaque no ato simbólico do “Parabéns a Bagé”.
1º Lugar: Paulo Sérgio Ferreira Xavier – Bolo “Canteiro Pampa Sul”
Premiação: Obra de arte da artista Marcela Meirelles e um vale-compras de R$ 300,00 na Casa do Confeiteiro, oferecido pela Aciba.
2º Lugar: Regina de Castro Vasconcelos – Bolo “Santa Thereza”
Premiação: Experiência Gorlero.
3º Lugar: Delícias da Pati – Bolo “Bioma do Pampa”
Premiação: Uma diária para casal no Hotel De Carli.
Após a cerimônia, os participantes compartilharam suas criações com o público, encerrando o evento em clima de confraternização.
Valorizando a criatividade e a tradição da confeitaria bageense, o 1º Concurso de Bolos – Bagé 214 Anos reuniu confeiteiros, instituições culturais e comunidade na tarde desta quarta-feira (17), na Casa de Cultura Pedro Wayne. A ação desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, integrou a programação oficial da Semana de Bagé e destacou a gastronomia como expressão da identidade e da cultura local.