Permitir, a partir da educação, a qualificação profissional que poderá romper com os casos de violência contra as mulheres. Essa é uma das propostas da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMPPMulher) e que será viabilizada a partir de um convênio do Executivo municipal com a empresa César Concursos e Aprendizado.
A titular da pasta, Patrícia Alves, informa que esse convênio será voltado às mulheres assistidas pela pasta e que tenham sido vítimas de violência, seja física ou não, mais violência doméstica. Com esse objetivo serão oportunizadas bolsas integrais e parciais para cursos profissionalizantes, preparatórios para concursos e graduação. “Também ampliaremos o acesso a essas bolsas para a população LGBT, que são atendidas pela Secretaria. Dessa forma, faremos entrevistas e, conforme a medida que forem do interesse, nós iremos encaminhando para essa parceria com a empresa de cursos”, ressalta a titular da SEMPPMulher.
Patrícia Alves enfatiza que essa ação será um grande passo para tentar reduzir os casos de violência, “pois acreditamos que a educação seja uma ferramenta transformadora, que permita a essas mulheres, a possibilidade de sair desse círculo de violência. Isso porque muitas não conseguem retirar-se dessa situação devido à dependência econômica. Portanto, no momento que você fortalece, capacita e empodera essas mulheres, pelo menos elas têm uma alternativa de escolha”, pontua.
O convênio permitirá que sejam oferecidos mais de 500 cursos às assistidas, permitindo que elas possam escolher quais são os mais específicos para os seus interesses
“Acreditamos que os cursos profissionalizantes serão os mais procurados. Por exemplo, cursos como os de atendente de farmácia, entre outros. Observamos essa ação como muito importante, pois poderá transformar a vida das mulheres e da população LGBT, inclusive. Sabemos que o mercado de trabalho é muito restrito e difícil para elas. Às vezes a pessoa tem a qualificação e tem o sonho do trabalho formal, com carteira registrada, mas enfrenta as barreiras pelo preconceito. Por isso, acreditamos que a qualificação pode tornar possível esse ingresso no mercado de trabalho, mesmo que saibamos que o preconceito seja um dos grandes problemas que elas enfrentam”, concluí Patrícia Alves.
Já o prefeito Luiz Fernando Mainardi saúda a ação realizada pela secretaria, ressaltando que o compromisso com a autonomia, e o fortalecimento das mulheres, sempre esteve presente na trajetória de suas gestões como no antigo programa Mulheres Chefes de Família . “Agora com essa nova parceria, reafirmamos nossa responsabilidade de ampliar as oportunidades de qualificação para mais mulheres e para a população LGBT assistida pela secretaria. A educação e a capacitação profissional são instrumentos essenciais para quebrar o ciclo da violência e garantir independência financeira, assim como fizemos antes e seguimos fazendo”, enfatiza o chefe do Executivo municipal.