Em audiência extraordinária realizada no dia 20 de outubro na Biblioteca Pública Otávio Santos, o Conselho Municipal de Cultura de Bagé aprovou a aquisição do quadro “Rubilar”, de Glauco Rodrigues, para o acervo do município de Bagé. A obra será adquirida pelo município de Bagé através de recursos da política nacional Aldir Blanc.
O quadro representa o icônico jogador do Guarany Futebol Clube, e foi pintado em 1948, sendo uma das imagens e icônicas do modernismo Sul Rio Grandense. A pintura, realizada na técnica têmpera ovo, em que pigmentos são misturados com gema de ovo como aglutinante. A obra pertence ao acervo do centenário Guarany Futebol Clube e foi oferecida com exclusividade à Prefeitura de Bagé, com a intenção de que a imagem seja preservada e permaneça na comunidade.
A proposta de aquisição foi levada pelo secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, que aprovou por unanimidade a aplicação dos recursos na aquisição desta obra de arte. A viúva do pintor Glauco Rodrigues, Norma Estelita Pessoa, estará em Bagé durante a Feira do Livro para acompanhar a entrega da obra para o município.
“Essa pintura tem um valor simbólico muito grande para Bagé, é uma das primeiras representações de um homem negro no modernismo gaúcho, e peça fundamental para que compreendamos a importância do grupo de Bagé para história da arte brasileira”, destaca o secretário de cultura Zeca Brito.
Destino da obra
A imagem será integrada ao acervo da Galeria Norma Vasconcellos, no Memorial Grupo de Bagé, localizado no cofre da Casa de Cultura Pedro Wayne. A imagem poderá ser visitada pela população pois estará em exposição permanente a partir de novembro, dentro das comemorações do mês da Consciência Negra.