O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, cumpriu agenda nesta quinta-feira (10), em Porto Alegre, para tratar de diferentes demandas do município. Entre os principais compromissos, esteve a retomada da proposta de criação de um Complexo de Segurança Pública no prédio histórico da antiga CEEE, localizado na rua Juvêncio Lemos, no centro da cidade.
O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e contou com a presença do líder do governo estadual, deputado Frederico Antunes (PP), do chefe da Polícia Civil do RS, delegado Fernando Sodré, e do delegado André de Matos Mendes, titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia do Interior.
A proposta visa transformar o prédio — hoje sob responsabilidade do Estado — em um centro integrado que reúna todas as delegacias de Bagé em um só local, melhorando as condições de trabalho das forças de segurança e oferecendo um atendimento mais ágil e eficiente à população.
"Queremos dar melhor aproveitamento a uma área que pertence ao Estado, mas que pode servir a um grande projeto de interesse público. Estamos em fase de avaliação técnica e elaboração de projeto, e queremos avançar nesse sentido", afirmou o deputado Frederico Antunes.
Para o delegado André Mendes, a iniciativa tem grande potencial de impacto positivo para a segurança da cidade. “A reunião foi muito produtiva e certamente vai permitir a realização desse grande projeto. A reforma e restauração do prédio da Central de Polícia de Bagé será um marco, pois permitirá reunir, em um só local, cinco delegacias da cidade, com melhorias no ambiente de trabalho para os policiais e um serviço mais eficiente para a população”, avaliou.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que o objetivo é desenvolver um projeto que respeite a história do espaço e, ao mesmo tempo, ofereça soluções modernas para a cidade. “Estamos elaborando o projeto e buscando apoio para viabilizá-lo. A ideia é criar uma estrutura moderna, funcional e integrada, que melhore as condições de trabalho das forças de segurança e o atendimento à população. Além disso, queremos recuperar um prédio de valor histórico e dar a ele uma função estratégica, tanto na área da segurança quanto da cultura”, afirmou.
A Prefeitura segue em diálogo com o Governo do Estado, o Judiciário e demais instituições parceiras para consolidar a proposta e garantir os recursos necessários para a execução do projeto.