Iniciou na segunda-feira (18) a segunda temporada do Programa Rede Praia Acessível – ação que disponibiliza cadeiras anfíbias, além de promover capacitação a profissionais responsáveis que prestam banho de piscina assistido. A iniciativa é voltada para pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Pela instabilidade climática, o primeiro banho assistido ocorreu na piscina térmica do Bagé Tênis Clube.
Conforme a titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência no município, Cimone Barbosa, trata-se de uma ação para que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam ter acesso a piscinas, principalmente em dias de temperaturas elevadas. “Vale ressaltar que esse programa do Governo do Estado acontece pela articulação com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), sendo voltado para praias, tanto no litoral norte quanto no sul. Contudo, Bagé é uma das cidades que foi contemplada com o programa para ser desenvolvido em piscinas. Em âmbito local é uma ação do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência com a Associação Bageense de Pessoas com Deficiência (Abadef)”, explica Cimone.
Ela informa que o projeto é válido por dois anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.
“Para esta temporada temos a parceria de equipes do PIM que foram capacitadas, além do apoio de instituições como o Caminho da Luz e da APAE. A temporada está prevista para ocorrer em piscinas de clubes locais até final do mês de fevereiro e podem ser inscritos crianças e adultos, inclusive idosos com mobilidade reduzida”, ressalta Cimone.
Para acessar a ação dos banhos assistidos basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência pelo telefone (53) 3247 7250.