Neste dois de abril, em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, realizou uma roda de conversa nas dependências do Centro Regional de Referência de Autismo Mariza Codevilla Mata.
O evento reuniu familiares de crianças no espectro autista em torno de discussões comuns à causa. Na ocasião, o titular da Saúde, Paulo Henrique Feltrin, falou sobre a importância da data. “É um momento de muita reflexão, tanto para nós como gestão pública, para preparar um ambiente que possa promover a autonomia dessas crianças, e também nós como sociedade de nos prepararmos para agir diante do assunto”, disse.
“Nós estamos promovendo esse evento que reúne profissionais e suas famílias para uma conversa informal para que a gente faça nossa reflexão sobre tudo que essas famílias necessitam, para dar esse apoio e acolhimento”, disse a Coordenadora do Centro de Autismo, Quelen Alves. Ela ainda destacou as terapias oferecidas no espaço para as crianças no espectro. “Temos aqui disponíveis os atendimentos de Psicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Nutrição. Também temos atendimento com Neuropediatra, atendimento de Psicomotricidade e Fisioterapia”, disse.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) também participou da roda de conversa. Rita Lopes, coordenadora do CAPSi, explicou como as pessoas que necessitam dos serviços do Centro podem acessá-lo. “Basta ir ao CAPSi para que façamos o acolhimento, levando certidão de nascimento, cartão do SUS, comprovante de residência e o encaminhamento do pediatra ou de um clínico”, disse. A partir desse acolhimento, a família passa por uma entrevista com assistente social, a partir de onde se determina a necessidade de terapia ou de encaminhamento ao neuro ou a outra especialidade, explicou.
A diarista Ritiele da Silva é mãe do Isaac, de sete anos, atendido pelo Centro do Autismo que participou do evento. “Eu indico a todas as famílias que procurem o centro. Para nós, foi ótimo. O Isaac melhorou muito”, atestou.