Setor da Prefeitura de Bagé agiliza a abertura de empresas
A Casa do Empreendedor, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), fez um balanço do trabalho feito em 2025: entre os vários setores analisados foram realizados 22.814 atendimentos. Segundo o vice-prefeito e secretário Beto Alagia , “um trabalho que auxilia contadores e empresários a terem em pouco tempo um alvará ou outros processos”.
Alagia ressalta a importância da Casa para a simplificação e agilização da burocracia para a abertura de empresas. O coordenador da Casa do Empreendedor, Fábio Laud, avalia que o fato do processo estar concentrado em um único local facilita muito a abertura de empresas. No local o empresário encontra licenças de meio ambiente, vigilância sanitária e alvará de funcionamento da secretaria da Fazenda.
Entre os atendimentos realizados pela Casa, estão os microempreendedores individuais que totalizaram 6.234 atendimentos.
Em relação aos prazos para a emissão de inscrições e alvarás, os empreendimentos de baixo risco, como os MEIS, obtém a documentação em 24 horas, enquanto os de médio risco em 48 horas e os de alto risco em 30 dias.
Outro setor que é muito requisitado pelos empresários é a Junta Comercial, que realizou 8.147 atendimentos em 2025 entre processos e livros fiscais. A análise dos processos de constituição, alteração e extinção das empresas são analisados pela Junta Comercial.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi considera ideal que essa estrutura exista de forma integrada. "Não podemos criar burocracias desnecessárias para quem quer empreender. E tudo aquilo que possamos facilitar, temos que fazer", completou.