Local tem servido de abrigo para atingidos pela enchente
Uma das principais iniciativas do Governo Municipal na área de assistência social completa seis anos no próximo dia 7 de junho. Inaugurada em 07 de junho de 2018, a Casa de Hospedagem, localizada em Porto Alegre, já beneficiou 5290 pessoas que estão na capital e precisam de um atendimento humanizado durante a realização de tratamento de saúde.
Nesse período de catástrofe climática, em que Porto Alegre sofreu os impactos da enchente histórica, a Casa de Hospedagem também prestou auxílio a moradores da cidade que tiveram suas casas atingidas pelas cheias.
A coordenadora da Casa de Hospedagem, Alexandra Unpierre, destaca que, em média, 200 pessoas utilizam o espaço em Porto Alegre para tratamento em saúde. Ao todo são sete profissionais que prestam o atendimento na Casa de Hospedagem, sendo os seguintes profissionais: assistente social (10, psicólogas (2), administração (1), serviços gerais (1), motorista (1) e a coordenadora. No espaço, estão disponíveis dormitórios mantidos limpos, além de uma sala aconchegante com televisão. Também é disponibilizado para quem utilizar a Casa de Hospedagem, tomar banho, cozinhar, receber atendimento psicológico, entre outros serviços.
“Essa casa e o serviço oferecido por ela é uma benção para quem precisa sair da sua cidade para fazer tratamento fora domicílio”, enfatiza Alexandra Unpierre.
Quem também saúda os serviços disponibilizados pela Casa de Hospedagem é Ana Maria Camargo dos Santos. “Acho muito bom, os bageenses terem a disponibilidade de ficarem na Casa de Hospedagem. Uso desde que ela iniciou, pois faço tratamento médico e minha mãe também realiza em Porto Alegre”, conta Ana Maria.
Outra usuária da Casa de Hospedagem que parabeniza o trabalho da equipe, bem como a iniciativa de criá-la é Mara Berenice Oliveira da Silva Brignol. Ela frisa que o acesso à Casa de Hospedagem é como se fosse parte do tratamento de saúde, recebendo abrigo e acolhimento. Mara precisou fazer radioterapias cerebrais para tratamento de câncer, utilizando os serviços do espaço em 2021. “O trabalho da Casa de Hospedagem é uma segurança para nós bageenses. Eu fui encaminhada para fazer tratamento contra um câncer e sempre que precisei utilizei esse serviço. Lá também vi famílias se revezando aos cuidados de seus familiares que estavam internados em hospitais, podendo descansar na casa. Eu tive várias passagens pela Casa de Hospedagem nos piores momentos de minha vida e fui tão bem acolhida que conseguia esquecer um pouco do tamanho do problema, tendo pessoas para conversar, assistir uma televisão, entre outros benefícios que o local oferecia”, detalha Mara Berenice Oliveira da Silva Brignol.
O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), Jorge Sagaz, afirma que, como bageense, é muito positivo ver a Casa de Hospedagem ser um local de suma importância para a população local, e de municípios vizinhos, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e confortável. “Em um momento de extrema vulnerabilidade para quem está em tratamento de saúde, pois sabemos a importância que é acolher e proteger um pessoa enferma, tenho certeza que é mais um dos grandes feitos que o governo do prefeito Divaldo Lara executou”, comenta o titular da Smasi.
O prefeito Divaldo Lara ressalta o diferencial da criação da Casa de Hospedagem. “É um sonho que se realizou em nosso segundo ano de gestão e permitiu que milhares de bageenses desde então tivessem acolhimento e um atendimento humanizado quando estão em tratamento de saúde na capital”, pontuou o chefe do Executivo.