Neste sábado (27), a Casa da Menina, unidade de acolhimento vinculada à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), inaugurou duas novas estruturas: uma sala de TV e uma brinquedoteca. A conquista foi possível graças ao projeto Casa da Menina – Espaço de Sonhos, apresentado pelo Rotary Club Bagé Sul e contemplado em edital do Fundo Social do Sicredi Liberdade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 15 mil. A Smasi contribuiu com a mão de obra e a doação de quatro computadores.
A presidente do Rotary Club Bagé Sul, Cristiani Vidal, falou sobre a iniciativa. "O Sicredi tem um importante projeto social e, em parceria conosco, foi possível viabilizar este espaço tão especial. Já é o terceiro projeto que realizamos em benefício da Casa da Menina, pela qual temos um carinho enorme. O investimento foi de R$ 14.948,00, sendo 60% oriundos do Sicredi e 40% do Rotary Bagé Sul. Essa união de esforços, junto com o município, mostra como a parceria entre instituições é fundamental para transformar a vida das meninas acolhidas", atestou.
O secretário de Assistência Social, Marlon Monteiro, destacou a importância da união de esforços para fortalecer a rede pública de acolhimento. "Momentos como este e ações como essa fortalecem muito a estrutura pública no atendimento à comunidade. Aqui temos um trabalho sensível e fundamental, que busca dar acolhimento a meninas em diferentes situações. Ficamos felizes, sentimento compartilhado pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi, em ver este espaço revitalizado, oferecendo melhores condições às meninas que residem na casa", disse.
Luísa Barbosa, supervisora da unidade, reforçou a relevância da iniciativa para o cotidiano das acolhidas. "Esses são sonhos não apenas nossos, mas de todas as meninas que vivem aqui. A Smasi disponibilizou computadores e mantém parcerias com cursos profissionalizantes. Imaginem a diferença que isso fará na vida delas. É um gesto que transforma e marca a vida da comunidade e dessas jovens", afirmou. Atualmente, a Casa acolhe oito meninas, com idades entre 9 e 17 anos, podendo receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.