Ocorreu na quinta-feira (18), em Porto Alegre, uma reunião de representantes do Governo Municipal com o superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rafael Pavan. Na ocasião, participaram da reunião o secretário da pasta de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Alexandre Vedooto; o engenheiro civil da Geplan, Endrigo Silveira e a arqueóloga que atua na obra da Barragem de Bagé, Gisele Pinheiro.
Conforme o titular da Geplan, o encontro com o arquiteto do Iphan Rafael Pavan, tratou de regularizações do empreendimento da barragem. “Tratamos dessas regularizações e destaca-se o bom andamento da obra de Barragem de Bagé. É um sonho que está virando realidade”, afirmou Alexandre Vedooto.
Já o engenheiro Endrigo Silveira detalhou que a reunião tratou do andamento da análise de algumas demandas do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGA) da obra da Barragem de Bagé. “Fomos muito bem atendidos pelo superintendente, no qual se comprometeu em atender com celeridade parte das demandas, tendo em vista a importância do bom andamento do empreendimento”, destacou Endrigo Silveira.
A obra da Barragem de Bagé é um empreendimento que está sendo executado pela Prefeitura de Bagé em parceria com o Exército Brasileiro. Entre todas as ações que são realizadas na construção do empreendimento estão as vinculadas à preservação do patrimônio arqueológico que uma obra dessa capacidade poderá resultar.
Recentemente, o Município firmou uma parceria com a Urcamp para que a instituição salvaguarde possíveis artefatos de materiais arqueológicos que possam ser encontrados durante a execução da obra. Esses materiais deverão ser mantidos no Museu Dom Diogo de Souza, instituição que é mantida pela universidade.