A comunidade do bairro Ivo Ferronato recebeu, nesta quinta-feira (7), uma ação de conscientização e educação realizada pelas escolas municipais de Educação Infantil Professora Zita Ferrando de Vargas e a de Ensino Fundamental Professora Creusa Brito Giorgis. Acompanhado de professores das instituições de ensino, os alunos percorreram o bairro, levando informações para conscientizar a comunidade em relação ao combate ao mosquito aedes aegypti.
A professora Guigui Colares destacou que a iniciativa permite que alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental possam atuar como multiplicadores na comunidade sobre os sintomas da dengue; os cuidados que se deve ter para não deixar água acumulada, além de outras maneiras de prevenção ao mosquito aedes aegypti.
Já a professora de Ciências da escola Creusa Brito Giorgis, Lisandra Montedo Cunha Pinheiro desenvolveu um projeto de conscientização com os anos finais. Cada ano desenvolveu uma atividade específica. “Cada ano foi estimulado a desenvolver uma atividade. Um ano produziu um folder explicativo; outro realizou ação de conscientização com as turmas dos anos iniciais em como se prevenir; além de desenvolver um repelente natural”, detalhou a educadora.
Lisandra ressaltou que a intervenção levando essas informações e entregando o repelente à comunidade tem repercutido de forma positiva no bairro. “A comunidade está parabenizando os estudantes pela ação e ficamos muito felizes com esse retorno. A ideia é expandir essa campanha de conscientização”, comentou.
A receita de repelente caseiro leva uma xícara de folhas de hortelã; duas xícaras de água; um limão e uma laranja com casca cortados em rodelas.
Após, deve-se levar ao fogo e deixar ferver por aproximadamente cinco minutos. O repelente é indicado para ser utilizado em ambientes, como forma de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.