Tempestade de granizo completa um mês com cerca de 80 mil telhas entregues à comunidade
A maior tempestade de granizo já registrada em Bagé completa um mês nesta segunda-feira (23). O fenômeno climático atingiu milhares de residências na cidade, com danos em imóveis em todos os bairros. Desde então, em um trabalho ininterrupto de domingo a domingo, equipes da Defesa Civil, do governo municipal, do Exército Brasileiro e voluntários somaram esforços para atender a comunidade, chegando à marca histórica de 80 mil telhas entregues a mais de 4,2 mil residências.
As equipes estão mobilizadas desde as primeiras horas após a tempestade, centralizando as operações no Ginásio do Militão. Desde então, centenas de integrantes atuam no recebimento e entrega de telhas aos bageenses, formando uma base de ações no Ginásio Militão. Além das ações para recuperação das estruturas atingidas pelo granizo, equipes também fizeram captação junto a empresas, clubes de serviço e pessoas da comunidade para que fossem doadas roupas, colchões, cestas básicas, entre outros, às famílias mais impactadas com a tempestade.
Até o momento, em última atualização pela Defesa Civil feita na manhã de hoje, a quantidade da entrega de telhas está próxima a 80 mil unidades. Grande parte desse montante foi obtida com recursos próprios do município. A estimativa é de que são necessárias 170 mil telhas para atender a população.
Os prejuízos estimados pela Defesa Civil de Bagé já superam os R$ 80 milhões em danos causados pela tempestade.
O trabalho de recebimento de carretas com telhas e distribuição nos bairros prosseguirá nas próximas semanas, incluindo feriados e finais de semana. Todos os dias, ainda pela manhã, um levantamento das ações é feito em reunião com a presença do prefeito Divaldo Lara, secretários e equipe da Defesa Civil. o Governo Municipal destaca que não diminuirá esforços até que todas as casas cadastradas para recebimento de telhas recebam as unidades pedidas.
O prefeito Divaldo Lara reforça o comprometimento e união de todos os bageenses para a recuperação dos telhados de todos os imóveis danificados pelo granizo. “Desde as primeiras horas após a tempestade agimos com firmeza e agilidade para o atendimento à população. Têm sido dias de muito trabalho e superação. Nossa mobilização permanecerá a mesma até a última casa cadastrada deixar de ficar lonas e receber as telhas necessárias”, enfatiza Divaldo.