Entre os dias 4 e 6 de dezembro, Bagé recebe o 1º Seminário Binacional de Olivicultura do Bioma Pampa que acontece de forma concomitante ao 6º Encontro Estadual de Olivicultura, 1ª Feira de Agricultura Familiar e 1º Simpósio Nacional de Olivoturismo – que aconteceu ao longo da manhã desta quinta-feira (4), no auditório do IFSul. O evento reúne produtores, empreendedores, pesquisadores e técnicos do setor da olivicultura e olivoturismo do Brasil e do Uruguai.
“Esse seminário marca o início de um enorme desafio para os municípios da região. Estamos trabalhando a integração, deixando diferenças de lado e trabalhando juntos pelo desenvolvimento do turismo regional. O nosso potencial é extraordinário, e esse evento marca o início de muito trabalho”, destacou o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, durante a sua fala de abertura do evento.
Logo após a abertura oficial, tiveram início as palestras da manhã. “Políticas públicas e integração do olivoturismo ao calendário estadual”, ministrada pela analista em turismo da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Cristiane Berselli, tratou sobre as dificuldades vividas pelo setor do turismo após as enchentes de maio de 2024 e as estratégias de enfrentamento implementadas pelo governo do Estado. Em seguida, a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Luciane Gomes, falou sobre o olivoturismo e o desenvolvimento regional, abordando os principais aspectos buscados pelos turistas quando visitam a região.
Do Uruguai, a representante do Ministério do Turismo, Alejandra Cabrera, e o diretor geral de turismo de Maldonado, Luis Barragán, dissertaram sobre o agroturismo em Maldonado e a integração entre Brasil e Uruguai. Alejandra abordou o aspecto científico do turismo para a economia, sociedade e meio ambiente. Também apresentou como o turismo gastronômico e o agroturismo são desenvolvidos no Uruguai. Mais de 30 marcas de azeite de oliva são produzidas no país vizinho.
O professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Fabrício Tarouco, finalizou a manhã de palestras tratando sobre o Ecoturismo e os territórios gaúchos.
Nesta tarde, teremos as palestras: “Os olivais frente às mudanças climáticas e Certificações de créditos voluntários de carbono”, com Juan Antonio Polo Palomino (IOC); Cenários da Olivicultura atual, rentabilidade e sustentabilidade”, com Javier Hidalgo (IFAPA); e o painel “OlivicuItura Binacional e desenvolvimento regional”, com Miguel Guzmán (CAF) Flávio Obino (Ibraoliva) e Gonzalo Aguirre (Asolur).