Com articulação do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Bagé integra, pela primeira vez, o circuito internacional da Mostra de Cinema e Direitos Humanos Brazilian Film Festival, promovida em parceria com a Partners Of The Americas, entidade ligada ao Governo dos Estados Unidos. As exibições gratuitas acontecem nesta quarta-feira, 10 de dezembro, em dois pontos da cidade, e marcam a entrada do município em uma rota que conecta cidades brasileiras a polos culturais norte-americanos por meio do audiovisual e da promoção dos direitos humanos.
Às 14h, no Salão de Atos da Urcamp, será apresentado o documentário “Saudade do Rio Doce”, de Claudia Neubern, que aborda os impactos humanos e ambientais do rompimento da barragem em Mariana (MG). Já às 19h, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, o público poderá conferir o longa “O Último Azul”, do diretor Gabriel Mascaro, uma ficção que acompanha a travessia de uma idosa em um Brasil autoritário, em uma narrativa sensível sobre autonomia, envelhecimento e liberdade.
A entidade Partners Of The Americas vem atuando desde os anos 60, fortalecendo as relações bilaterais entre os Estados Unidos e a América do Sul. Bagé passa integrar uma rota que inclui cidade como São Paulo e Porto Alegre no Brasil, e como Indiana e Illinois nos Estados Unidos.
“A prefeitura de Bagé segue o exemplo do Governo Federal e vem estabelecendo relações diplomáticas construtivas. Entendemos que é momento de repactuar estratégias, vínculos culturais, sociais e econômicos”, destaca o Prefeito Luiz Fernando Mainardi
O secretário de Cultura, Zeca Brito destaca: “A presença da Mostra significa a inclusão de Bagé em uma rota internacional que tem como ponto de partida as cidades de Chicago e Indianápolis. Celebremos os direitos humanos através desta programação de filmes que nos fazem refletir sobre a importância desta data”.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura com parceria da Urcamp, Associação Pró - Santa Thereza e Partners Of The Americas. Os filmes exibidos abordam temas ligados aos direitos humanos e questões socioambientais. O dia 10 de dezembro é a data que se comemora internacionalmente o Dia dos Direitos Humanos.
Sobre os filmes
Saudade do Rio Doce, 2024: Há quase uma década, uma barragem de retenção de rejeitos de minério se rompeu próximo à cidade histórica de Mariana, no estado de Minas Gerais. Esta foi uma das maiores catástrofes socio-ambientais da história do Brasil. O rejeito foi despejado no rio Doce até atingir o oceano atlântico no estado do Espírito Santo. Seguindo o caminho percorrido pela lama, este filme vai ao encontro daqueles que vivem a decorrente transformação de seus territórios e de suas vidas.
O Último Azul, 2025: O longa acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos que vive em um Brasil autoritário, onde o Estado obriga idosos a serem transferidos para colônias específicas. Prestes a ser enviada para esse isolamento, ela decide iniciar uma travessia pelos rios amazônicos para realizar esse sonho: experimentar um voo de avião. Ao longo do percurso, cruza com pessoas que mudam seu modo de compreender o que ainda pode existir de futuro e de autonomia.
Programação
🎬 Saudade do Rio Doce
🗓 10 de dezembro
📍 Salão de Atos – Centro Universitário da Região da Campanha – URCAMP
🕑 14h
🎬 O Último Azul
🗓 10 de dezembro
📍 Centro Histórico Vila de Santa Thereza
🕑 19