A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade (Semppmulher) participou, de 29 de setembro a 1º de outubro, da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, após quase dez anos desde a última edição. O encontro reuniu mais de quatro mil participantes de todo o país e teve como tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
A delegação de Bagé foi composta por três representantes: Patrícia Alves, representando o poder público municipal, e Elimara Gonçalves e Clarisse Ismerio, pela sociedade civil.
A solenidade de abertura do evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Ministras do Governo Federal, que destacaram a conferência como espaço fundamental de escuta e participação social. Na ocasião, foram anunciadas medidas importantes, como a sanção da lei que amplia a licença-maternidade em casos de internação hospitalar da mãe ou do bebê, além do fortalecimento de programas de igualdade salarial e de proteção à saúde da mulher.
Conforme a titular da Semppmulher, Patrícia Alves, durante a programação, também foram aprovadas 33 moções e novas diretrizes nacionais que reforçam o enfrentamento à violência contra as mulheres, a igualdade salarial, a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6x1 e políticas específicas para mulheres negras, indígenas, quilombolas, trans, com deficiência e mães atípicas.
O Ministério das Mulheres ainda lançou o edital de R$ 10 milhões para projetos, a plataforma DataMulheres e novas cartilhas temáticas, entre elas “Todas as Mulheres: Dignidade, Cidadania e Direitos Humanos para Travestis e Mulheres Trans”.
Para Patrícia Alves, a conferência reforça o elo entre as discussões nacionais e as políticas locais.“As aprovações sobre combate à violência, igualdade salarial, redução da jornada de trabalho e inclusão de todas as mulheres em sua diversidade nos ajudam a fortalecer nossos programas, campanhas e políticas locais. Essa conferência mostrou que o que é discutido nacionalmente pode se tornar ações concretas em Bagé”, destacou.