As reuniões entre a delegação do Departamento de Rocha, no Uruguai, e a Prefeitura de Bagé, nos próximos dias 30 e 31 de outubro, devem produzir três roteiros turísticos: Rota Binacional das Fortificações do Sul; Forte São Miguel – Fortaleza de Santa Teresa – Santa Tecla (Bagé); Rota Binacional das Guerras e das Revoluções na região da fronteira do Brasil e do Uruguai; e a Rota do Gado Crioulo Missioneiro.
A delegação de Rocha vem a Bagé com o objetivo de fortalecer os vínculos institucionais entre as duas cidades no processo de irmanamento, gerando acordos de cooperação nas áreas de cultura e promovendo o intercâmbio de atividades conjuntas. A delegação da unidade de cooperação internacional de Rocha - centro Unitec- deverá fazer visitas técnicas e turísticas ao centro histórico, hidráulica e na área do Forte Santa Tecla, além de participar de agendas de trabalho. O projeto do Forte Santa Tecla, com mais de 600 itens, está aprovado e o orçamento está sendo atualizado. A prefeitura busca recursos com o Governo do Estado para a obra. Deve ser firmado um Protocolo de Intenções entre Bagé e Rocha, que deve prever futuras ações conjuntas para o desenvolvimento turístico e cultural de ambos os países.
Fazem parte do grupo de Trabalho de Rocha: o diretor de Turismo, Robert Caballero; a assessora técnica de Turismo, Alejandra Larrosa; o diretor de Cultura, prof. Fernando Abreu; Divisão de Assuntos Internacionais, Cooperação e Gestão do Conhecimento, Mag. Álvaro Garófali; a presidente da Comissão do Patrimônio Departamental e Corporação Rochense de Turismo, arquiteta Silvia Graciela Esquivel Lancieri; o secretário da Comissão do Patrimônio Departamental, Hugo Horacio Acardi Perret; e da Corporação Rochense de Turismo e Representante do Setor do Turismo Rural, Nery Coitinho.
De Bagé, o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o vice-prefeito Beto Alagia e as Secretarias: de Cultura; Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Setor de Patrimônio); Turismo; e do Desenvolvimento Econômico.