Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Prefeitura de Bagé realizou, nesta quinta-feira (29), o hasteamento da bandeira trans na Casa de Cultura Pedro Wayne. O ato simbólico reafirma o compromisso do poder público com o respeito à diversidade e a promoção dos direitos da comunidade trans.
O Brasil segue sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo, o que evidencia a urgência da implementação de políticas públicas voltadas à conscientização, à proteção e à garantia de direitosr.
Para a diretora da Casa de Cultura, Marcela Meirelles, o gesto representa não apenas um marco simbólico na casa de cultura mais antiga do Estado, mas também evidencia a abertura do poder público para o diálogo e para o debate de pautas importantes.
“Eu acredito que o fato de o Poder Executivo estar aberto ao diálogo e oferecer esse espaço para pessoas da nossa comunidade abre precedentes para que possamos mostrar o nosso trabalho, dar visibilidade a outras pessoas da comunidade e garantir que sejamos lembradas em momentos em que precisamos de apoio. Também é um espaço para falarmos sobre a nossa realidade, para que não sejamos invisibilizadas e não permaneçamos à margem, como historicamente acontece”, afirmou.