A horta comunitária do bairro Ivo Ferronato foi retomada há cerca de um mês.
Membros da associação de moradores do bairro abraçaram a ideia e hoje é realidade.
O projeto recebe o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos do Idoso (SMASI) e conta com o suporte técnico do CRAS do bairro e também da Emater.
Couve, alface, mostarda, tomate, beterraba, cenoura, pimentão, pimenta, rúcula e cebolinha estão entre as plantações da horta comunitária que tem a intenção de promover a segurança alimentar dos moradores do bairro, principalmente daqueles que mais precisam. Em breve serão colhidas as primeiras hortaliças que devem ser distribuídas a quem precisa e o restante comercializadas a um valor simbólico.
De acordo com o vice-presidente da associação de moradores do bairro, Alexsandro Barcelos, a horta foi retomada a partir da parceria e apoio da Secretaria junto ao CRAS. “Colocamos em andamento a horta, vamos colher e conseguir ajudar às famílias. É um trabalho comunitário que estamos fazendo. Tem o pessoal da associação e alguns outros moradores que estão nos ajudando. Vamos comer alimentos orgânicos de melhor qualidade e ajudar aqueles que mais precisam. O serviço é para comunidade e aos poucos vamos plantar mais variedades, para melhorar a alimentação de todos nós”, frisou.
O Secretário da SMASI, Graziane Lara, comemora a parceria do CRAS com a associação dos moradores e comunidade em geral do Ivo Ferronato. “Quem sai ganhando são os moradores do bairro que estão dedicados em plantar hortaliças sem agrotóxico, para podermos dar uma qualidade de vida melhor à comunidade. Desde o início da gestão estamos tentando implementar e, com muito trabalho, conseguimos”, completou Graziane.
A intenção da SMASI é apoiar projetos de horta comunitária em outros bairros de Bagé, levando a do bairro Ivo Ferronato como exemplo.