Dois programas de construção de microaçudes que beneficiarão pequenos produtores de Bagé devem minimizar nos próximos meses o problema de irrigação que afeta as propriedades rurais e contribuir para aumentar a produção, aponta um dos organizadores da Patrulha Agrícola, Domingos Braga. Um dos programas em execução pela Secretaria de Desenvolvimento Rural é de limpeza e reforço na taipa de açudes,. Alguns agricultores fazem hortas e estão com problema para irrigar, inclusive em propriedade agrícola que entrega parte da produção para a merenda escolar.
Este programa integra a Patrulha Agrícola, que conta com diversos equipamentos que são destinados a melhorar a vida do pequeno produtor localizados na periferia de Bagé. Além do corpo técnico com agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas, a Patrulha Agrícola auxilia os agricultores familiares a preparar o solo e nas demais atividades rurais. Para o produtor ser atendido tem que ter feito cadastro na Patrulha, o que pode ser feito na Casa do Produtor. Atualmente, 10 produtores aguardam a limpeza e reforma de açudes, outros dois já foram finalizados.
Outro programa que já começou ser executado é do Governo do Estado que prevê a construção de 12 microaçudes que beneficiarão os pequenos produtores. Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Bagé, Edegar Franco, o convênio de 2022, ficou paralisado . “Conseguimos recuperar o programa para a execução dessa ação que será feita de forma terceirizada. A definição dos produtores que serão contemplados com a construção dos microaçudes foi realizada pela Emater, que fez o projeto para a obra”, acrescenta. O prazo para a construção dos microaçudes é de oito meses, contados a partir da emissão da ordem de início dos serviços, assinada em 7 de janeiro. O custo total para a construção dos 12 microaçudes é de R$89.206,57.
Para essa escolha foram levadas em conta aspectos como a característica de produção e o perfil de cada propriedade rural”, informa o gestor.
Ainda segundo Edegar Franco, os microaçudes são voltados para irrigação e não contarão com contrapartida do produtor.