Com programação distribuída ao longo de dois meses e atividades realizadas em diferentes pontos da cidade, o Carnaval Popular de Bagé reuniu cerca de 30 mil pessoas em 20 datas promovidas entre janeiro e fevereiro. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), o evento movimentou mais de R$ 1 milhão na economia criativa do município, envolvendo serviços da cadeia produtiva cultural e o comércio informal.
Segundo o secretário de Cultura, Zeca Brito, nesta edição o Município destinou recursos para apoiar escolas de samba, blocos e entidades tradicionais, que voltaram a receber ajuda de custo para a preparação dos desfiles. A Prefeitura também disponibilizou trio elétrico para a realização de ensaios e para os desfiles na Avenida Sete de Setembro.
Entre as atividades realizadas estiveram o Samba na Praça, o Baile das Marchinhas em Santa Thereza, o Baile Municipal na Praça de Esportes, desfile da Orquestra Rubens Veiga e o desfile dos blocos na Avenida Sete de Setembro.
“Fizemos um carnaval para a população, nas ruas, nos bairros e na Avenida Sete de Setembro. Uma festa de diversidade e cultura popular. Bagé sai revigorada dessa celebração, que movimentou a economia e elevou a autoestima da nossa gente”, afirmou o secretário de Cultura, Zeca Brito.
A programação segue nos dias 21, 22 e 28 de fevereiro, quando ocorre o encerramento oficial da edição 2026 do Carnaval Popular de Bagé.