Nas últimas semanas, o Governo Municipal estuda a readequação de espaços da administração municipal, possibilitando a otimização de setores, bem como oportunizando uma maior economia para o Município, no que tange à alocação de prédios.
Um desses exemplos de reorganização dos setores é a possibilidade da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cbea) ocupar as dependências do escritório do prédio da antiga Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O titular da pasta, Edegar Franco, explica que, com a união da SDR com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), há um setor do escritório da pasta rural que tem disponibilidade para acomodar o serviço da Cebea. “Essa tentativa vem evoluindo e a mudança deverá acontecer nos próximos dias. É uma estrutura que a gente quer tornar independente da SDR, com o mesmo acesso para aos funcionários, mas a ideia é essa: reestruturar espaços para serviços da administração pública, gerando economia ao Município”, explica Franco.
A secretária de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Milena Hetch, ressalta que a mudança de prédio integra um posicionamento da atual gestão que vem ao encontro da retomada de políticas públicas voltadas para a causa animal. “E com isso temos aumentado muito a demanda pelos nossos serviços, portanto a mudança de prédio também se faz pela necessidade de termos um espaço maior, mais estruturado para atender a crescente demanda, com espaço apropriado para o setor de fiscalização de maus-tratos, bem como para atender de forma mais adequada à população”, declara a secretária, que complementa: “A mudança de endereço demonstra o compromisso do poder público com a causa animal e a seriedade com que tratamos essa pauta”, finaliza.
Mudança para prédio do Daer
Ainda segundo o secretário, existe a possibilidade de, futuramente, a estrutura da SDR passar a operar no prédio da 8ª Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), localizado no bairro Getúlio Vargas e que, atualmente, está desocupado. O assunto já havia sido tratado pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi com o secretário de Logística e Transportes do Governo do Estado, Juvir Costella, em abril do ano passado.
De acordo com o titular da SDR, a definição para a ocorrência da mudança está em trâmites finais. “O documento já foi assinado pelo prefeito Mainardi, assim como pelo diretor do Daer. Nós acreditamos que antes do mês de março já teremos um posicionamento definitivo. Será um ganho para a estrutura da SDR essa mudança de local, no entanto precisamos aguardar a tramitação final desse processo pelo Daer”, detalha Edegar Franco.