Após a divulgação do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) pela Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Vigilância em Saúde, ações de controle e combate de focos do mosquito estão sendo realizadas. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciane Lucas, as atividades estão focadas nas regiões que apresentaram focos positivos.
Os focos constatados em 1759 domicílios levou a identificação de 19 residências com a presença do mosquito. Os locais com focos positivos apresentados no levantamento são: Ivo Ferronato; Getúlio Vargas; Pedra Branca; Industrial; Castro Alves; Tiaraju; Vila Gaúcha; Centro; São Jorge e São Domingos.
Luciane Lucas que há uma intensificação de trabalho nesses bairros. “Estamos realizando visitas, orientando a população, em contato direto com as unidades de saúde para em caso suspeito, notificação a Vigilância para coleta de exames e acompanhamento. Além disso, também estamos orientando sobre a vacina da dengue para adolescentes de 10 a 14 anos”, pontua a coordenadora da Vigilância em Saúde. As vacinas contra a dengue já estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.