Prevenção à Covid-19 é tema de encontro de prefeito Divaldo Lara, ministro da Saúde e deputado Cherini em Brasília

Foto: Vitor Garcia

Na tarde desta quinta-feira (30) o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, teve encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília. Na oportunidade, prefeito, ministro e o deputado federal Giovani Cherini conheceram e conversaram com a médica Socorro Gross, que é a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

A profissional aproveitou a oportunidade para informar que o projeto que cria a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), de autoria de Cherini, já tramita pela OPAS e terá apoio. A política busca orientar as ações direcionadas a implementar tratamentos alternativos à medicina no Sistema Único de Saúde (SUS).

A conversa também girou em torno dos tratamentos preventivos à Covid-19, com informações relevantes sobre as práticas que levam ao controle da expansão do vírus. Divaldo explicou como Bagé agiu na contenção da doença, depois de um prognóstico preocupante pela primeira linha de contaminação ter iniciado na área da saúde. O prefeito também sinalizou ações de saúde preventiva que estão dando certo. “Realizamos a vacinação da gripe H1N1 nos idosos em sistema drive thru e em suas residências, aumentando a proteção. Alcançamos cobertura superior à meta, garantindo maior resistência deste grupo de risco. Também aumentamos a oferta de testes à população, para maior segurança. Essas e outras ações nos permitiram frear o avanço e ter mais tempo para agir com segurança e estruturar o sistema de saúde”, exemplificou o prefeito.