Oficina Ortopédica está próxima de se tornar realidade

Foto: Patrícia Leal

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, foi contemplado, pelo Ministério da Saúde, com o recurso equivalente a R$ 744 mil para a construção da oficina ortopédica e R$ 350 mil para aquisição de equipamentos, em que serão produzidas órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, dando suporte ao Serviço de Reabilitação Física, que atende, além de Bagé, mais 27 municípios da região. O projeto, desenvolvido pela R Pereira Engenharia e Construção Ltda, foi entregue pela secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Deise Quadros, acompanhada do engenheiro civil da pasta, Endrigo Silveira, ao secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Franco Alves, na manhã desta sexta-feira (05).

O projeto prevê mais de 355 metros de área construída, onde serão realizadas adaptação, manutenção e confecção de órteses e próteses, “reduzindo o número de pacientes com estado agravado por demora na aquisição de seus aparelhos”, conta Deise. “Hoje realizamos a entrega do projeto de construção da Oficina para a Geplan, pasta responsável para dar prosseguimentos nos trâmites legais para licitação. É mais uma importante obra do nosso município, inédita na região, que vai beneficiar centenas de pessoas com deficiência”, destacou a secretária.

Endrigo explicou que todos os projetos passaram pelas aprovações dos órgãos públicos competentes, como o setor de projetos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Estadual, onde foi montado todo o processo para publicar o edital de licitação para construção da obra.
O secretário Franco disse que a pasta tem um prazo de 15 dias para concluir o trabalho e encaminhar para o processo de licitação. “É um serviço regional muito importante para a cidade”.

O prefeito Divaldo Lara informa que o atendimento ofertado nesta unidade será realizado de forma individualizada e qualificada por uma equipe multiprofissional, de forma a atender às necessidades e especificidades de cada pessoa. “É uma grande conquista para nossa cidade, um projeto magnífico, que vai oferecer conforto aos nossos usuários e oferecendo condições melhores aos nossos trabalhadores. Com certeza é um grande avanço para Bagé”, declarou.

A oficina será construída em um terreno ao lado do Centro de Referência Eduardo Sá Monmany, no bairro Getúlio Vargas