Urcamp e Prefeitura renovam convênio para realização de exames no HU no valor de R$ 1,2 milhão

Foto: Rodrigo Sarasol

Desde a reabertura do Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, em dezembro de 2016, a Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), mantenedora da instituição de saúde, e a Prefeitura de Bagé têm sido atuantes em cooperação na busca de melhorias na qualidade do atendimento para a população por meio da rede pública de saúde. Esse vínculo foi atualizado, na manhã desta sexta-feira (29), quando foi assinada a quarta renovação do convênio, que disponibiliza novos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo prefeito Divaldo Lara, secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Quintana e os administradores do hospital, os médicos Henry Ritta e Rafael Ribeiro.

Com vigência de um ano, podendo ser prorrogável, o documento estabelece os atendimentos nos serviços de Ecocardiograma; Ultrassonografia Doppler; Diagnóstico por Ultrassonografia (abdome total, aparelho urinário, próstata, tireóide, pélvica, transvaginal); Laudo de Raio- X e Laudo eletrocardiograma e tomografia com/sem contraste, além de incentivo clínico cirúrgico. Serão repassados ao hospital aproximadamente R$ 1.200.000,00 anualmente.

O chefe do Executivo ressaltou a importância das atividades do hospital e da compra de saúde para os bageenses, mencionando ainda ser um case de sucesso esse modelo hospitalar. “Nós praticamos esse trabalho e esse serviço em prol de quem mais precisa e estamos muito felizes. Por isso, podemos afirmar que nosso governo trabalha e realiza”, frisou Divaldo.

Lia enfatizou a satisfação da equipe e disse que a instituição pertence ao chamado terceiro setor que contribui com a disponibilização dos serviços. “Sempre que possível, trabalhamos em conjunto porque a comunidade é a única beneficiada, uma vez que todas essas pessoas precisavam se deslocar para outra cidade e desde a firmação do convênio, os exames são disponibilizados em nosso município”, falou.

Já o secretário Mário, comentou que esse modelo de compra de serviços foi um sucesso, sendo estendido à Santa Casa de Caridade. “Com isso, estamos promovendo àquelas necessidades que a população precisa no atendimento não só no diagnóstico, mas também na cirurgia com a contratação de um cirurgião. Uma novidade importante para a nossa comunidade, pois estamos melhorando o atendimento e é uma grande satisfação renovar esse contrato pela quarta vez”, garantiu. Na oportunidade, Mário também fez o anúncio que o hospital, através de uma união com o Estado e recebimento de emendas parlamentares, destinou um valor ao Hospital Universitário que, em contrapartida, disponibiliza duas mil consultas na parte da fisioterapia e psicologia, melhorando o fluxo da rede de Atenção Básica do município e oferecendo maior assistência nessas duas áreas e, também, mais 700 exames de tomografia.

O Prefeito finalizou destacando que esse modelo de trabalho e convênio tem sido referência para outras cidades e instituições e é reajustado anualmente, conforme as necessidades.