Defesa Civil recebe mais 450 cestas básicas para distribuir à população em vulnerabilidade

Foto: Patrícia Leal

As ações programadas em atenção às pessoas afetadas pela pandemia do Coronavírus. concomitante ao decreto de estiagem, estão sendo realizadas pela Defesa Civil a distribuição de cestas básicas às famílias que, direta ou indiretamente, foram atingidas pelas duas situações. Nesta quinta-feira (28), mais 450 kits foram entregues ao órgão, totalizando até o momento, 1 650 cestas básicas. Cinco mil cestas foram adquiridas por meio de um cartão de pagamento exclusivo para a execução da ação, fornecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reconheceu a necessidade e fez a adesão de Bagé ao programa federal que auxilia áreas atingidas por algum tipo de desastre.

O coordenador da Defesa Civil de Bagé, Everton Kauppe, informou que o município recebeu R$ 395 mil para a compra de alimentos, o que equivale a cinco mil cestas, e também R$ 117 mil para o aluguel de caminhões-pipa para abastecer os locais atingidos pela estiagem. “Já iniciamos a entrega dos itens para a população da zona rural. Palmas e Serrilhada foram as regiões bastante afetadas pela seca e já receberam. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Smasi”, informou.

Ainda conforme Kauppe, após todos domiciliados na área rural receberem a ajuda, o suporte também será oferecido aos moradores da área urbana, cadastrados junto ao órgão, pois a cidade além de ser atingida pela seca, também sofre a pandemia da Covid-19, o que justifica a assistência a todos.
O coordenador informa que as distribuições ocorrem durante a semana, de segunda a sábado, e que as 3350 cestas restantes devem ser distribuídas ao longo dos próximos dias.

“Todas as famílias que procuraram a Defesa Civil e estejam em situação de vulnerabilidade social serão atendidas. Para isso, checamos os dados das famílias a partir das informações da Defesa Civil do município. Vamos entregar por bairros atingidos para evitar aglomeração de pessoas por conta da pandemia”, finalizou o Prefeito Divaldo Lara.