Prefeitura de Bagé anuncia retorno do castra móvel

A Prefeitura de Bagé, através da Coordenadoria do Bem-estar Animal (CBEA), reativará nesta sexta-feira (29/05), às 8h, o serviço de controle populacional de animais gratuitamente, que havia sido suspenso temporariamente por conta da pandemia do Coronavírus. Os procedimentos serão realizados no bairro Malafaia, em frente a Unidade de Saúde, onde serão distribuídas 10 fichas.

Nesse retorno, o serviço estará obedecendo algumas orientações, como: atendimento da metade da demanda habitual; uso de máscara de proteção individual obrigatório; cada tutor fica responsável por sua máscara e pelo uso da mesma; o distanciamento mínimo orientado é obrigatório; o agendamento nas escolas continua suspenso; cada tutor poderá retirar no máximo duas fichas, em que os animais castrados precisam estar com o responsável na retirada da ficha de atendimento e a apresentação de documento oficial com foto também é obrigatória; não serão entregues fichas a menor de 18 anos sob nenhuma justificativa e os agendamentos nas escolas serão retomados após o fim do risco oferecido pela pandemia. Além do serviço de castração de animais, a CBEA oferece atendimento gratuito para animais cujos proprietários sejam de baixa renda, promove campanhas de conscientização junto à população sobre a guarda responsável e disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, a visitação na Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal, onde mais de cem animais aguardam por uma adoção.

A coordenadora da CBEA, Guiomar Colares, informa que o castra móvel estará, durante três dias da semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, em pontos diferentes da cidade, distribuindo 10 fichas para castração. “O atendimento sempre é por ordem de chegada. O animal será pesado, anestesiado e passará pelo procedimento de castração. Depois de passar o efeito da anestesia, o animal será entregue ao proprietário, junto com a receita e recomendações do pós-operatório”, explicou.

Agenda do mês de junho:
Segunda-feira 01/06 – ESF  Ivo Ferronato
Quarta-feira 03/06 – ESF Arvorezinha
Sexta-feira 05/06 – ESF Popular
Segunda-feira 08/06 – ESF Santa Cecília
Quarta-feira 10/06 –  ESF Tiarajú
Segunda-feira 15/06 – ESF São Martin
Segunda-feira 17/06 –  ESF Gaúcha
Quarta-feira 19/06 – ESF Damé
Sexta-feira 22/06 –  ESF Sá Monmany
Segunda-feira 24/06 – ESF Floresta
Quarta-feira 26/06 –  ESF Damé
Sexta-feira 29/06 –  ESF Morgado Rosa