Maio Amarelo: Governo Municipal promove blitz educativa no trânsito

Foto: Paulo Batista
A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), promoveu nesta quarta-feira (27) uma blitz educativa de conscientização no trânsito, alusiva ao Maio Amarelo. As equipes da SSM abordaram motoristas e pedestres e, na ação, entregaram um informativo intitulado ” Empatia no Trânsito, Você no lugar do Outro”. Devido à pandemia mundial causada pela Covid-19, as atividades que sempre ocorrem na cidade nesta época do ano foram canceladas e feitas apenas on-line nas redes sociais da SSM.

O responsável pela pasta, José Carlos Noble, comentou que a atividade foi realizada nas principais ruas da cidade. “Seguimos todas as orientações preliminares, usamos máscaras, luvas e sempre acompanhados do álcool em gel. Nesta ação, que podemos chamar de Dia D do Maio Amarelo, orientamos os cidadãos  sobre questões de trânsito, como a prática da direção defensiva e mostrar alguns dados estatísticos em relação aos acidentes existentes”, salientou Noble. O secretário ainda informou que 90% dos acidentes ocorridos são por irresponsabilidade do condutor, como a imprudência em vias públicas, desrespeito aos limites de velocidade e embriaguez. Outros 6% estão relacionados com falha mecânica e 4% algum problema na estrada.
A coordenadora de educação no trânsito, Camila Conceição da Silva, salientou a importância de ensinar as crianças sobre como se comportar no trânsito. ” As crianças estão na fase de aprender e tomar como exemplo as atitudes vistas. Sendo assim, temos que mostrar as regras básicas de comportamento. Todos somos partes do trânsito, condutores e pedestres. Educando nossa população, estamos deixando um legado para os futuros adultos que frequentarão nossa cidade”, concluiu Camila.